(11) 9.5313-4086 [email protected]

Inteligência Emocional é a base para a busca da felicidade e com ela você pode fazer uma organização, tanto em aspectos da vida pessoal como profissional, para realizar seus desejos e não apenas sonhá-los!

Existem muitos conceitos de felicidade, inclusive um que se refere a ela, como um momento que você não gostaria que terminasse nunca. Neste ponto é que a inteligência emocional ganha sua importância para equilibrar impulsos e pensar claramente sobre as decisões a serem tomadas.

O estresse gerado pelos conflitos nas relações intrapessoais e interpessoais precisam ser prioridade, seguido de organização de metas para o alcance do sucesso. A mente muitas vezes precisa de uma programação para focar em objetivos e evitar a procrastinação, assim como, treino para obter um bom desempenho nas habilidades sociais.
Depois de entender quais são as suas prioridades para alcançar o sucesso pessoal e profissional, chega a hora da organização para evitar o stress e ainda sobrar tempo para melhorar os seus relacionamentos e ter mais qualidade de vida.

Veja como se organizar com eficiência e eficácia.

Organizando a vida pessoal

A organização da vida pessoal pode lhe proporcionar mais e melhores horas de sono, mais tempo de qualidade com as pessoas mais importantes, e quem sabe mais tempo para uma atividade física ou um planejamento melhor da sua alimentação.

Por mais que tudo possa parecer urgente e muito bagunçado, separe um dia ou algumas horas para começar a sua organização, segue um check list para te ajudar nisso.
Comece por armários, guarda roupas e closets. Desfaça-se de roupas e calçados que não usa há mais de 6 meses, você ainda pode aproveitar para doar a quem precisa, ou vender em grupos de desapego as peças que estiverem em melhor estado.
Deixe mais a vista as roupas mais utilizadas no dia a dia, e da estação atual.
Faça o mesmo com todos os armários da casa jogando perfumes, cremes e tudo mais que não usa há muito tempo, deixando mais evidente o que usa com mais frequência. Aproveite para organizar a lista de compras do mês e tente manter uma rotina de organização destes móveis.
Limpe gavetas, armários e prateleiras.
Seu carro também pode ter sujeira, panfletos recebidos em semáforos, os limpe e organize também. Olhe o porta malas, porta luvas e outros compartimentos internos.
Monte um quadro de avisos, onde possa colocar lista de compras e outros lembretes.
Compre um bloco de notas ou caderno, para anotar atividades a serem realizadas, mantenha sempre em sua posse, seja na bolsa ou no carro.
Não esqueça de organizar os livros e revistas e os deixe em único local.
Coloque as contas pagas e a vencer em pastas separadas, e anote em uma agenda, ou planilha.
Crie uma planilha para planejar orçamentos mensais e anuais.
Crie uma lista de tarefas, e organize-as colocando as mais urgentes como prioridade, estabeleça uma data para concluir cada uma delas.
Separe 15 minutos do início do seu dia para organizar as tarefas do dia, isto irá lhe poupar horas, e manterá a sua mente mais tranquila, já que não precisará pensar no que deve fazer.
Antes de dormir separe as roupas do dia seguinte.

Organizando a vida profissional

No seu ambiente de trabalho, também promova uma limpeza e organização em armários e gavetas.
Apague e-mails desnecessários.
Providencie uma agenda e anote todos os compromissos.

Da mesma forma que na sua vida pessoal, organize uma lista de tarefas, destacando as mais urgentes e estabelecendo uma data de conclusão para cada uma delas.
Separe 15 minutos do início das suas atividades para se organizar, faça isto todos os dias, e aproveite para dar uma analisada na agenda e compromissos dos dias seguintes.
Mantenha recados em sua agenda e não em papéis espalhados.

Veja quais providências devem ser tomadas para cada correspondência recebida e jogue fora as que não têm mais utilidade.

Organize seus relacionamentos

Procure um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, resolva de maneira inteligente os conflitos com amigos, colegas, parentes e familiares. Tenha autoconfiança, principalmente em suas tomadas de decisões.
Tente se manter mais saudável, com uma boa alimentação, exercícios físicos (encontre algo prazeroso) e boas horas de sono.

Enfrente os desafios e não alimente pensamentos que o limitam e o fazem desacreditar em seu potencial.
Parece uma lista interminável e você pensa: Que trabalhoso! Ou, Não tenho tempo! E muitos outros pensamentos negativos, mas para sua surpresa ao empregar pequenos hábitos positivos você ganha em tempo e eficiência para focar em aspectos que realmente necessitam de seu olhar mais aguçado.

A disciplina para bons hábitos transforma você e muda a sua vida, facilita o estabelecimento de rotinas diárias e este comportamento autômato libera espaço para a produção de novos pensamentos e comportamentos elevando a rotina a níveis de evolução, inovação tornando os desafios em motivação com prazer!

Fotografia: unsplash-logoMiguel Bruna