(11) 9.5313-4086 [email protected]

Riscos de superexposição nas redes sociais.

Redes sociais são parte da vida de muitas pessoas, aos mais entusiasmados poderíamos dizer a frase “posto logo existo”.

Há diversos perfis que podemos acompanhar, aqueles que se expõem ao máximo comunicando aos seus seguidores e amigos, todo o seu dia a dia.

Tem os que comunicam nas redes sociais somente suas comemorações ou ostentações, e pensamentos talvez nem tão profundos e verdadeiros como aparentam ser.

Há também perfis que servem para lamentações e prantos em que os amigos lhe expressam solidariedade, apoio e afeto.

Seja como for, até que ponto as redes sociais são saudáveis e como evitar a exposição para se sentir feliz consigo mesmo?

 

A relação da superexposição com a baixa autoestima

Existem duas formas de relação entre a rede social com a baixa autoestima.

  • A busca de reconhecimento em suas postagens é a primeira forma. A busca por apoio a seus pensamentos, contando ainda com boas reações nas suas fotos e vídeos postados. Sendo estas demonstrações necessárias para que de alguma forma se sinta vivo e integrante da comunidade. Há neste caso um vazio emotivo e uma carência de autoafirmação.
  • A segunda forma de relação entre a rede social com a baixa autoestima é o tempo gastos nas redes sociais e a busca intensa em saber da vida do outro de quem ele segue, sentindo vontade de viver a vida do outro, uma vida que não é sua.

 

Como analisar se você usa a sua exposição para suprir a baixo autoestima:

Analise as suas últimas postagens e tente se lembrar do sentimento que o levou a postar aquela foto, status, vídeo ou pensamento, seja sincero se não houve ali uma necessidade de afirmação ou pior se realmente estava sendo sincero com o que disse.

A rede social também pode ser usada para expor uma vida ou personalidade que gostaria de ter ou ser e não o que é na verdade, neste caso há um perigo ainda maior de não se integrar a realidade fora do mundo virtual.

Cuidado com sua vida profissional

A exposição excessiva pode lhe expor desnecessariamente inclusive algumas pessoas passam uma imagem irreal e denegrida com pensamentos do tipo “e lá vem a segunda feira”, ou ainda uma foto em algum lugar que não seja o politicamente correto por seu cargo ou profissão.

Dicas para evitar o risco de usar a rede social para aumentar a autoestima:

Primeiro entenda que o sentimento é temporário, depois de alguns minutos de curtidas a sensação vai embora e você pode acabar perdendo mais tempo do que o necessário em busca daquele sentimento novamente, prejudicando seus relacionamentos e outras áreas da vida fora do virtual.

Veja as demais dicas

  • Invista na vida off-line – separe algum tempo para outros prazeres e hobbies, faça reunião com os amigos, tire um tempo para a família, para os relacionamentos, ou mesmo sua vida profissional;
  • Estabeleça horários – separe no máximo duas horas por dia para as redes sociais e vá diminuindo o tempo para até meia hora, assim pode separar um tempo para outras atividades;
  • Tenha um propósito – quando fizer uma postagem ou compartilhamento na rede social pense em qual o motivo real para fazer, qual a verdadeira intenção;
  • Se não faria na vida real não faça na virtual – assim evita de se comprometer além do necessário.

Fotografia: unsplash-logoMarc Schäfer