(11) 9.5313-4086 [email protected]

Ser um líder nato não significa nascer pronto para ser líder, mas desenvolver habilidades de acordo com seu desenvolvimento pessoal e profissional, o tornando capaz de assumir uma liderança.  Os líderes não são todos iguais mas precisam ter habilidades em comum, como saber em cumprir metas, resolver conflitos, delegar tarefas e encarar desafios.

Nem todo gerente é um líder! Um gerente está apto a gerenciar métodos e processos, coisas, ou seja Hard Skills e não necessariamente pessoas! Desta forma, então, além das Hard Skills precisa estar preparado para exercer sua função, principalmente as Soft Skills, ou seja, a gestão de pessoas, seu sucesso é o sucesso de toda uma equipe, para isso o desenvolvimento de certas habilidades comportamentais são essenciais para garantir sua eficiência e eficácia e se consolidar como um legítimo líder.

Sendo assim, treinamentos contínuos são importantes, embora um líder deva buscar também seu próprio desenvolvimento, ampliar continuamente seus conhecimentos, e suas habilidades.

O líder não é um chefe que sabe delegar e impor suas condições. O líder tem a habilidade de motivar e incentivar, fazer com que os membros de sua equipe alcancem a excelência no que fazem.

Desenvolvendo a liderança

Entre todas as habilidades que um líder precisa desenvolver, três são pontos fundamentais, são percepções necessárias para uma liderança eficiente, esses pontos fundamentais são: o foco interno, o foco nos outros, e o foco externo.

Foco interno

Um líder precisa ter autoconhecimento, entender o que lhe incomoda, lhe deixa irritado, e o quê o desestabiliza. Entendendo como e quando essas coisas acontecem, ele pode observar e controlar seus pensamentos, desta forma também suas reações, e lidar da melhor forma possível com as situações, tendo autocontrole e tomando as decisões mais corretas.

Foco em outros

Desenvolvimento da empatia é fundamental para que o líder saiba como motivar a sua equipe,  entender as dificuldades, as limitações e as diferenças de cada um. É possível desenvolver essa habilidade através de feedbacks e reuniões com outras pessoas, a fim de tentar entender como os demais pensam e respeitar suas opiniões.

Foco externo

O líder precisa trazer novos conhecimentos com base em outras experiências fora do ambiente corporativo, ou fora da empresa. Novas orientações e novos aprendizados avançam positivamente nos resultados, principalmente em questões de tendências mundiais e novas tecnologias, entre outros.

Habilidades importantes em um líder

Algumas habilidades somente são possíveis com o desenvolvimento da inteligência emocional, conheça essas capacidades.

  • Saber administrar conflitos  e resistir à pressão;
  • Ter e demonstrar atitudes positivas e que Tragam motivação;
  • Saber administrar emoções dos seus colegas, guiando a todos para a alta performance;
  • Conhecer desenvolver competências suas e de pessoas próximas;
  • Entender e controlar suas emoções.
  • Desenvolver a resiliência, entre outras.

Fotografia: unsplash-logorawpixel