(11) 9.5313-4086 [email protected]

Sentimentos muito desesperador, fazem com que algumas pessoas vejam a solução somente na morte, são dores insuportáveis, acompanhados de sentimentos que parecem que não podem ser controlados e situações que não podem ser evitadas..

A morte não é a solução que realmente esperam, mas os suicidas não aceitam a vida como ela está e não encontram forças para transformá-las.

Causas emocionais que explicam porque as pessoas se suicidam

Vários são os fatores emocionais que sugerem ao indivíduo uma solução final, o alívio total, a evitação do sofrimento inevitável. Experiências intra-uterinas por uma gestação indesejada e suas consequências para o bebê. Experiências de abandono, rejeição na infância ou até mesmo em outras fases da vida. Perdas, em quaisquer contexto, irreparáveis para quem as sofre e psicopatologias manifestas ou subclínicas.

Sinais de alerta sobre pessoas que têm pensamentos suicidas

Nem sempre estes sentimentos são percebidos facilmente. Pessoas com esses pensamentos suicidas sentem vergonha e outros constrangimentos em falar sobre o assunto, para não se sentirem ainda mais rejeitadas sofrem em silêncio. Mas alguns sinais podem ser observados veja quais são eles.

  • Pronunciar com frequência frases como: eu queria morrer, não aguento mais, vou sumir;
  • Ter alterações na autoestima e autoconfiança;
  • Não conseguir desempenhar atividades normais do dia à dia;
  • Se desinteressar por atividades tidas antes como prazerosas;
  • Ter sintomas de depressão profunda;
  • Usar álcool e drogas como escape, fuga da vida normal;
  • Não conseguir superar nenhuma situação difícil ou traumática;
  • Evitar a vida social;
  • Automutilação.

 

Todos estes sintomas são percebidos também por pessoas com depressão, entretanto um acompanhamento psicológico ou psiquiátrico pode diagnosticar de maneira correta, qual a situação.

 

Como a Inteligência Emocional pode ajudar

A inteligência emocional desenvolve o autoconhecimento, aprende a se libertar de certos sentimentos de culpa e rejeição, contudo acreditando em novos sonhos, e tendo confiança para o alívio do trauma vivido, buscar ajuda e seguir em frente.

A vida é um presente renovado todos os dias, o desperdício dela não pode ser recuperado, por mais desesperadora que seja a dor e desesperança, estes sentimentos não podem ser maiores que o dom da vida, aprenda a viver e encarar estes momentos.