(11) 9.5313-4086 [email protected]

O diploma da faculdade amplia a oportunidade de um bom emprego, embora seja um investimento de valor elevado e demorado, mesmo com estágios e outras atividades desenvolvidas durante o tempo de estudo de um curso superior, não existe nenhuma garantia de que após sair da universidade seu emprego esteja garantido. Mais ainda, o conhecimento acadêmico é importante para a qualificação de uma pessoa para a área escolhida, contudo, apenas este conhecimento não é a certeza de manter você no emprego!

Isto acontece porque certas  habilidades não são ensinadas em nenhum curso superior.  Chamamos essas habilidades de competências transversais, que são  adquiridas com o desenvolvimento da capacidade individual de cada um.

Competências transversais se tornam essenciais

Um exemplo de competência transversal é a liderança, que é acompanhada de outras habilidades como a flexibilidade, o autocontrole, disciplina, entre outras habilidades e competências essenciais em um líder.

Um profissional de educação física sabe tudo sobre como desenvolver o corpo, a musculatura e habilidades físicas, porém não aprende na faculdade como lidar com pessoas, habilidade essencial para um profissional da área.

Um arquiteto é capaz de fazer um planejamento desde a planta até a finalização de um imóvel, ele sai da faculdade completamente capaz de desenvolver um projeto, mas ninguém  lhe ensina como se comportar diante de uma entrevista de trabalho, como conseguir clientes ou mesmo como divulgar o seu trabalho pela internet, fazer a gestão de pessoas como líder ou em um escritório próprio e conseguir clientes.

O que são competências transversais

Competências transversais são portanto uma série de conhecimentos, habilidades, atitudes, ou seja, inteligências que além da vinculada a atividade principal, torna um profissional mais competitivo a frente de seus concorrentes no mercado de trabalho.

Entre as Inteligências mais importantes estão: inteligência interpessoal, intrapessoal, existencial, que envolvem as habilidades para a comunicação, empatia, flexibilidade, habilidade de fazer seu próprio marketing pessoal, entre outras.

Competências transversais  como adquirir

Como podemos perceber, as competências transversais não são ensinadas em faculdade, porém, a Kotzent Consultores Associados que há mais de 30 anos atua no mercado de T&D (Treinamento e Desenvolvimento) pode lhe proporcionar os recursos necessários para que você tenha uma real vantagem competitiva no mercado de trabalho, seja como colaborador, profissional liberal, empreendedor e até mesmo como estudante antecipando às necessidades do mundo corporativo.

Lembre-se que a família também é um organismo que precisa ser gerenciado por um par de gestores preparados para o manejo do aspecto mais importante da vida!